Quando uma empresa contrata um parceiro de Suporte em TI, dentre outros objetivos, almeja que sua equipe fique focada na finalidade principal de seu negócio, concentrada nas responsabilidades e habilidades requeridas para sua área de atuação. Ou seja, não é esperado que essa equipe conheça os termos técnicos de TI e nem que seja especialista em informática. Assim, o Suporte em TI deve estar preparado para falar a “língua do cliente” e não o contrário.
O que se perde quando o Suporte em TI usa uma linguagem muito técnica?
O atendimento de Suporte em TI deve ser agradável, confortável e apresentar clareza na comunicação, do contrário, haverá perda de produtividade para a empresa cliente.
Por exemplo, quando um usuário de TI (funcionário da empresa cliente) liga para o Suporte – Help Desk ou Service Desk – dizendo que não consegue acessar a internet e o atendente utiliza uma linguagem muito técnica para orientá-lo, como por exemplo: “- Será necessário acessar o Ping de modo a identificar a latência, para averiguarmos se há algum conflito de IP, inconsistências na Ethernet ou problemas no ADSL…”, mesmo que o atendente tente explicar esse tecniquês todo, terá deixado o funcionário incomodado, irritado e, muitas vezes, desesperado! E pior: não ajudará em nada na solução do problema/chamado.
Em geral, o usuário espera muita agilidade na solução do seu chamado, já que está sempre correndo contra o relógio, comprometido com prazos. Num diálogo produtivo, o atendente de Suporte em Informática, orientaria a acessar o menu ‘Iniciar’ (explicando onde fica, conforme a necessidade) e por aí em diante, guiando passo a passo, escolhendo palavras certas, de conhecimento geral e não de repertório restrito a especialistas em TI.
Falar a língua do cliente é uma característica do Suporte em TI ágil e eficaz
A linguagem muito técnica alonga as conversas, aumenta os riscos na aplicação das soluções, causa constrangimento aos usuários, o que pode inclusive induzi-los a tentar a solução por si só ou envolver um colega de trabalho na busca da solução, o que gera ainda mais perda de tempo produtivo para a empresa.
“Falar a língua do cliente só é possível quando a equipe de Suporte em TI é conscientizada desta importância. E este é um grande desafio, pois Técnicos normalmente são mais fechados e têm dificuldade em se comunicarem…” explica Daniel Magalhães, sócio diretor da Soway Tecnologia e Telecom – empresa que fornece Suporte em TI para pequenas e médias empresas. “Na Soway, procuramos trazer casos reais e exemplos práticos de como atender, o que falar, o que não falar, tornando este assunto presente no dia a dia dos Técnicos. Até um manual de boas práticas já criamos e disponibilizamos para eles. Fazemos isso porque sabemos que a comunicação é a chave para um atendimento ágil e eficaz, o que vai contribuir para o negócio de nossos clientes”, complementa Daniel.
Para um Suporte em TI ágil, eficaz e sem “tecniquês”, conte com a Soway!
Pingback: kaboo online casino real money
Pingback: cialis 5mg price
Pingback: cialis 5 mg #90
Pingback: cheapest viagra 50mg
Pingback: cialis 5 mg daily cost
Pingback: prednisone price
Pingback: fluoxetine price
Pingback: can you buy non drowsy benadryl
Pingback: where can i buy clomid and metformin
Pingback: what casino apps can you win real money
Pingback: real money casino app iphone usa
Pingback: best online casino real money mi
Pingback: olanzapine 7.5mg
Pingback: protonix online
Pingback: can you buy zyrtec over the counter
Pingback: discount coupons for claritin
Pingback: buy meclizine online
Pingback: naltrexone for sale uk
Pingback: methotrexate 5mg
Pingback: cheap furosemide
Pingback: cialis tadalafil 20mg buy online
Pingback: cheap tadalafil 20 mg canada
Pingback: buy singulair montelukast
Pingback: how to buy flomax online
Pingback: depakote tablets 500mg
Pingback: buy colchicine plants
Pingback: topiramate generic
Pingback: gabapentin 2023
Pingback: synthroid 100mcg
Pingback: buy prednisolone online
Pingback: where to buy lasix
Pingback: tadalafil sublingual 20 mg
Pingback: buy sitagliptin 2023
Pingback: where can i buy voltaren gel
Pingback: nexium 40 mg sale
Pingback: norvasc sale
Pingback: prilosec buy two get $25
Pingback: cheap diltiazem
Pingback: tadalafil generic prices
Pingback: taalafil 5 mg india
Pingback: tadalafil generic cialis 20 mg
Pingback: cheap cialis drug
Pingback: casino jeux
Pingback: prednisolone 10mg
Pingback: proventil generic
Pingback: dexamethasone 4mg
Pingback: buy quibron-t online